Conheça a tinta que protegerá sua casa da umidade e do calor

Você já ouviu falar em tinta térmica e sabe se ela funciona? Se não conhecia, esse tipo de pintura protege sua casa dos raios UV, e ainda é uma opção econômica e mais sustentável.

A tecnologia foi inicialmente desenvolvida pela Nasa, para proteger as estruturas das aeronaves espaciais de superaquecimento. Porém, a pintura se tornou uma opção de barreira acessível também para áreas internas das casas.

O que é tinta térmica?

A tinta térmica redutora de calor é um produto feito à base de água, que tem como principal vantagem refletir os raios solares. Por ser ótima isolante térmica e impermeabilizante, é bastante utilizada em construções, sobretudo nas superfícies externas, como telhados.

Vantagens da tinta térmica

Além de refletir os raios solares, a tinta térmica oferece outras vantagens para as construções. Confira alguns benefícios de usar essa pintura nas telhas da sua casa:

• Boa isolante térmica. Ou seja, detém o aquecimento no interior dos ambientes. Justamente por isso, é uma excelente opção para o verão ou cidades mais quentes.

• Auxilia no inverno também. Afinal, esse material impede a condensação interna, causada pela umidade.

• Garante maior conforto e qualidade de trabalho. Por isolar o calor, a tinta oferece mais bem-estar para moradores e funcionários. Afinal, quem consegue realizar atividades domésticas ou trabalhar em altas temperaturas? Por isso, ela tem sido uma boa escolha para galpões, indústrias e fábricas.

• Fácil aplicação. Alguns cuidados são necessários (como evitar a aplicação em dias chuvosos), mas a tinta pode ser aplicada pelos próprios donos das residências.

• Impermeabilizante. A tinta térmica impede a passagem de água e protege a casa de chuvas, fungos e bactérias.

• Reduz o consumo de energia elétrica. A tinta térmica pode reduzir em até 60% o consumo de energia elétrica. Afinal, dispensa a necessidade de ar-condicionado para melhorar a temperatura do ambiente.

• Melhora o isolamento acústico. Ou seja, é capaz de reduzir os ruídos dos telhados.

• Possui alta durabilidade. A tinta pode durar até cinco anos, sem perder a qualidade.

• Opção mais sustentável. Além de economizar no consumo de energia elétrica, essa pintura reduz o impacto da radiação solar. Assim, é uma aliada na redução dos gases do efeito estufa e do aquecimento global.

• Protege os telhados de ferrugem. Por ser impermeabilizante, detém a entrada de águas ou acúmulo nas telhas.

• Ótimo custo-benefício. A tinta térmica possui um custo mais baixo que outras opções, como o poliuretano (material derivado do petróleo). Além disso, os gastos de manutenção são menores, já que a tinta evita a dilatação pelo calor, por exemplo. Outro ponto é seu alto rendimento, o que economiza também na obra.

• Versatilidade. Pode ser utilizada em vários materiais, como plástico, aço e madeira.

Essa opção de tinta também tem sido usada por construções civis brasileiras e sustentáveis. Uma alternativa ainda mais interessante, nesse sentido, são as placas de energia solar.

Tipos de tinta térmica

As tintas isolante térmicas são mais eficientes para áreas externas, já que seu principal benefício é deter a entrada de calor dos raios solares. Porém, existem tipos para diferentes superfícies, como paredes e telhados.

Tinta térmica para parede

A tinta térmica para parede pode ser aplicada em áreas internas ou externas. A diferença é que é mais recomendado usar na cor branca no exterior da casa, enquanto no interior existem mais opções de tons.

A maior vantagem da tinta térmica para parede é dificultar a entrada de calor e o consequente aquecimento. Esse benefício também auxilia locais de trabalho, como indústrias, ou de alto fluxo de pessoas, como hospitais.

Tinta térmica para telhado

A tinta térmica redutora de calor é ainda mais eficiente nos telhados das construções. Afinal, é onde os raios UV incidem com maior intensidade.

O material protege a construção de intempéries, como chuvas, e pode ser aplicado em telhados de telha cerâmica, fibrocimento, ou telha metálica.

Além disso, o produto mantém os ambientes climatizados no verão. Veja no vídeo do Luís Batista a diferença entre telhas de cerâmica com tinta térmica e sem:

Tinta térmica para laje

Se você busca um tipo de isolamento térmico para a laje, sem precisar adicionar peso extra a ela, a tinta térmica pode ser uma boa alternativa. O material funciona exatamente como nos telhados, então o ideal é escolher uma na cor branca, que reflete melhor a luz.

Opções de tintas térmicas

Tinta térmica Metalatex Eco Telha Térmica (branca)

Além de ser à base d’água, a tinta térmica Metalex rende bastante (180 m² por demão) e seca rápido. Portanto, você economiza não só no material, como depois, na conta de energia elétrica.

Por permitir o isolamento térmico, a tinta é ideal para casas na praia ou no campo. Afinal, o produto permite que a casa fique mais fresca no verão e aquecida no inverno.

Tinta térmica Metalatex Eco Telha Térmica (cinza)

Também da renomada marca Sherwin Williams, a tinta na versão cinza é indicada exclusivamente para os telhados.

Além de promover o conforto térmico no ambiente, deixa a fachada bem bonita, por causa do seu ótimo acabamento.

Essas dicas são da loja Leroy Merlin, se você precisar de ajuda para escolher e aplicar em sua casa, entre em contato conosco.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *